Grandes Descobertas Cientificas – Janeiro de 2015

0
914
Grandes Descobertas Científicas - Janeiro de 2015

2 de Janeiro:

• Um estudo publicado na revista Science mostra evidências de uma proteína que parcialmente agrega outra proteína sem instruções genéticas. Desafiando os livros de Ciência, os aminoácidos (blocos construtores de uma proteína) podem ainda ser agregados por uma outra proteína e sem instruções genéticas.

3 de Janeiro:

• Químicos iranianos da Universidade Ferdowsi de Mashhad criaram combustível biodiesel a partir de óleo de soja para diminuir a poluição causada pelos combustíveis fósseis.

5 de Janeiro:

• Cientistas do Reino Unido e dos EUA mapearam o genoma da baleia árctica e identificaram os genes responsáveis pelo seu tempo de vida, de 200 anos, o mais longo de todos os mamíferos.
  • A Agência Meteorológica do Japão (JMA) afirma que 2014 foi o ano mais quente registado à escala global, superando o recorde anterior de 1998.
  • Investigadores desenvolveram um composto que faz o metabolismo dos ratos responder como se uma refeição tivesse sido consumida, de modo a que eles queimem gordura para abrir espaço para novas calorias. Experiências em seres humanos podem seguir-se dentro de dois anos.
  • Um terremoto sentido pelos residentes de Ohio em Março de 2014 foi causado por fractura hidráulica, revelou um estudo.
    • Relatórios da NASA observam uma explosão de raios-X quatrocentas vezes mais brilhante do que o habitual, um recorde, a partir do buraco negro supermassivo, chamado Sagitário A *, no centro da Via Láctea. O evento invulgar pode ter sido causado por ruptura de um asteróide que caiu no buraco negro ou pelo emaranhado de linhas de campo magnético, no seu interior, de gás que flui para o Sagitário A *.
Explosão de Raios-X no Buraco Negro Sagitário-A

6 de Janeiro:

• Astrónomos desenvolveram um método de afirmar com precisão a idade de uma estrela a partir da velocidade a que ela gira.
  • A NASA anunciou o milésimo exoplaneta confirmado, descoberto pelo telescópio espacial Kepler. Três dos exoplanetas recentemente confirmados foram encontrados a orbitar dentro das zonas habitáveis das suas estrelas relacionadas: dois dos três, Kepler438B e Kepler442b, são quase do tamanho da Terra e provavelmente rochosos, o terceiro, Kepler440b, é uma super-Terra.

7 de Janeiro:

• Os seres humanos estão a erodir o solo cem vezes mais rápido do que o processo natural, de acordo com um novo estudo.
  • Se o Aquecimento Global deve ser mantido abaixo dos 2 graus centígrados neste século, isso corresponde a mais ou menos 80% do carvão, 50% de gás e 30% das reservas de petróleo “não são inflamáveis”  consumidas actualmente, concluiu um novo estudo.
  • Um artigo publicado na revista Neuron descreve um número de estudos recentes que mostram que imagens do cérebro podem ajudar a prever a aprendizagem de uma pessoa no futuro, criminalidade, comportamentos relacionados à Saúde, e resposta a drogas ou tratamentos comportamentais.

MItocôndria
  • Investigadores da Nova Zelândia observaram DNA mitocondrial movimentando-se entre as células, em ratos, e o desencadeamento do cancro cresceu.
  • Pesquisadores da Universidade Tarbiat Modarres produziram uma membrana não porosa de cerâmica com alta firmeza térmica.

8 de Janeiro:

• Relatórios da NASA determinam, com um alto grau de precisão, o centro exacto do planeta Saturno e as suas famílias de luas.
  • Astrónomos têm observado e medido uma estrela de neutrões a “escorregar” para fora da vista por causa do empenamento no espaço-tempo que a sua órbita cria. A estrela está prevista reaparecer em aproximadamente 160 anos.

9 de Janeiro:

• Uma nova espécie de ictiossauro semelhante a um golfinho que se havia fundido com um crocodilo foi descoberto na Escócia. Dearcmhara shawcrossi viveu no início até meados do período jurássico à aproximadamente 170 milhões de anos atrás.
  • Investigadores iranianos e argentinos fizeram um biosensor utilizando folhas de grafeno.
  • Investigadores iranianos da Universidade de Teerão aplicaram um composto nano de cobertura para melhorar a força e a vida de composições de betão.

13 de Janeiro:

• O primeiro cultivo em laboratório, adjudicando o músculo humano foi anunciado pela Universidade Duke.

14 de Janeiro:

• NASA e ESA celebraram dez anos desde que a sonda CassiniHuygens pousou em Titã, a maior lua do planeta Saturno.
Sonda Cassini-Huygens pousou em Titã
  • Até ao ano 2050, quase ninguém com idade inferior a 80 anos morrerá de cancro, de acordo com um estudo da Universidade College London.
  • A aceleração no nível global do mar nas últimas décadas tem sido subestimado significativamente, de acordo com um novo estudo de Harvard.

15 de Janeiro:

• Investigadores ampliaram o tempo de vida de moscas da fruta em 60%, utilizaram um método que pode um dia levar a tratamentos AntiEnvelhecimento para os seres humanos.
  • Uma série de 24 indicadores globais, publicados na revista Anthropocene Review, mostram como o impacto dos seres humanos é hoje o principal condutor do sistema terrestre.
  • Cientistas iranianos da Universidade de Teerão produziram um sensor que calcula a quantidade de açúcar no sangue dos diabéticos ao medirem a concentração de acetona na sua expiração.

16 de Janeiro:

• A NASA encontrou o Beagle 2, construído pelo Reino Unido, que pensavam estar perdido no planeta Marte desde 2003, foi encontrado na superfície de Isidis Planitia (localização fica a aproximadamente 11,5265° Norte 90,4295° Este). Imagens de alta resolução captadas pelo Mars Reconnaissance Orbiter identificaram a sonda perdida, que parece estar intacta.
  • A NASA e a NOAA confirmaram que 2014 foi o ano mais quente registado à escala global.

19 de Janeiro:

• A NASA apresenta uma visão animada do planeta anão Ceres através da aproximação da nave espacial Dawn.

Planeta Anão Ceres
  • Ao observar os efeitos gravitacionais sobre objectos extremos trans-neptunianos (ETNOs), os astrónomos teorizaram que um par de objectos do tamanho da Terra podem estar ocultos na extremidade do Sistema Solar.

20 de Janeiro:

• O “sequestro” de carbono a longo prazo, como forma de atenuar as alterações climáticas poderá ser mais difícil de conseguir do que se pensava anteriormente, devido a dificuldades na conversão do gás para um estado sólido, segundo relatórios do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

22 de Janeiro:

• Ao recriar as condições na Terra durante o impacto em Chicxulub, os investigadores concluíram que o pulso de calor mais perto da cratera era de demasiada curta duração (menos de um minuto) para inflamar quantidades significativas de matéria vegetal. Por outro lado, regiões muito mais distantes terão experimentado níveis de calor menos intensas, mas de mais longa duração (até sete minutos), tempo suficiente para incendiar a matéria vegetal. Isso desafia as teorias anteriores sobre as tempestades de fogo globais na sequência do evento.
  • Como parte do projecto Open Worm, cientistas mapearam o cérebro de uma lombriga (C. Elegans), criaram um software para simular o seu sistema nervoso e efectuaram o “upload” para um robot de lego, que procura alimentos e evita obstáculos.

23 de Janeiro:

• Os cientistas têm diminuído a velocidade da luz através da utilização de uma máscara especial para alterar a forma dos fotões.
  • Com um novo método, com sucesso, os cientistas iranianos conseguiram criar um sensor de gás baseado em grafema, que tem usos em muitas indústrias para detectar oxigénio.

25 de Janeiro:

Strix hadorami, a Coruja do Deserto
  • Foi descrita, uma nova espécie de coruja no Médio Oriente, a coruja do deserto fulva (Strix hadorami).

26 de Janeiro:

• Químicos determinam que os metais alcalinos explodem em contacto com a água, devido a uma explosão de Coulomb na interface água-metal conduzindo a reacção, devido à formação de gás de hidrogénio gasoso e à sua ignição subsequente. Isso invalida o que anteriormente era considerado um fenómeno bem compreendido, e tem o potencial de aumentar a segurança ao manusear metais reactivos.
  • Nanotecnologistas iranianos elaboraram e construíram células solares para transformar energia solar em electricidade.

27 de Janeiro:

• Astrónomos descobriram um exoplaneta com um sistema de anel gigante que é 200 vezes maior do que aquele ao redor de Saturno.
  • A NASA relatou que a a nave espacial Kepler confirmou cinco exoplanetas rochosos do tamanho de uma sub-terra, todos menores que o planeta Vénus (mas maiores do que o planeta Mercúrio), em órbita ao redor da estrela com 11,2 biliões de anos de idade Kepler444, que faz deste sistema planetário, em mais de 80% da idade do Universo, o mais antigo já descoberto. De acordo com a NASA, nenhuma vida como a conhecemos poderia existir nestes quentes exoplanetas, devido às suas distâncias próximas orbitais da estrela hospedeira.

28 de Janeiro:

• Um ingrediente encontrado no chá verde pode proteger contra o cancro bucal, de acordo com investigadores da Universidade Penn State.

29 de Janeiro:

• O Aquecimento Global vai resultar em grandes tempestades, tornando-se estas cada vez maiores, em vez de um aumento do número de tempestades, conclui um estudo realizado pela Universidade de Toronto.
Observatório Soil Moisture Active Passive

30 de Janeiro:

• Um estudo em conjunto de dados da missão espacial Planck e da experiência em terra BICEP2 lança dúvidas sobre descobertas anteriores de ondas gravitacionais do Big Bang.

31 de Janeiro:

• A NASA lançou o observatório Soil Moisture Active Passive (SMAP). Fornecerá a mais precisa alta resolução, de medições globais de humidade do solo jamais obtidos a partir do espaço.

Fonte: Wikipedia.org